História
A primeira lente escura de que há notícia foi uma lâmina verde do imperador Nero, no século I. Especula-se que ele era muito loiro ou até albino e, por causa dos olhos claros, não via bem as apresentações nas arenas. Segundo Miguel Giannini, do Museu dos Óculos Gioconda Giannini, a lente de Nero era provavelmente de vidro. O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação,surgiu na Alemanha, no século XIII, mas era pesado e desconfortável. Foram os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, só surgiu no século XVII, até o século XX era feito sempre com lentes verdes. Na década de 60, esse cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato.
Benefícios na saúde
Um óculos de sol de boa qualidade pode bloquear os raios UVA, UVB e alguns até UVC que podem atingir os olhos favorecendo o surgimento catarata e de lesões ou doenças oculares. Assim, protegem os olhos contra o envelhecimento prematuro.[3] [4] Um óculos de sol de má qualidade pode causar o efeito inverso, não protegendo contra os raios ultra violeta e ainda dilatando as pupilas, fazendo com que a exposição aos raios seja ainda maior.
Modelos
As lentes coloridas viraram moda nos anos 70. Hoje as melhores são as verdes, marrons, pretas e cinzas, que absorvem mais de 80% da luz. As armações também variaram, pois podem ser curvilíneas, redondas, ovais ou aviadores e com diversas cores como vermelho, verde, azul, branco, etc.
Fonte: Wikipédia